Aplicação das Teorias
Hierarquia das Necessidades - Abraham Maslow
De
acordo com a teoria de Maslow as necessidades devem ser alcançadas de forma
hierárquica, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se
precise saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo
para as necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as
necessidades de auto-estima. Se uma destas necessidades não está saciada, há a
incongruência. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a
auto-realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo.
1. Necessidades
fisiológicas
Estas
são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.).
Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto,
irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na
tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso
equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas estas necessidades nós abandonamos
estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.
2. Necessidades de segurança
2. Necessidades de segurança
No
mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por
abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião,
de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.
3. Necessidades
sociais
O
ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser
amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir
necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas
pode ser a antiga tribo, ou a tribo (grupo) atual, no seu local de trabalho, na
sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes
agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo, ou a
uma "tribo". Política, religião e torcida são as tribos modernas.
4. Necessidades de "status" ou de estima
4. Necessidades de "status" ou de estima
O
ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar
reconhecimento. Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hetero-estima. A
auto-estima é derivada da proficiência e competência em ser a pessoa que se é,
é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si próprio. Já a hetero-estima
é o reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.
5. Necessidade
de auto-realização
O
ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da
realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode
buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de
Deus.
Abraham
Maslow sugeriu que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado
pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Quando uma necessidade, em
particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo à ação e uma impulsionadora
das atividades do indivíduo. Essa necessidade determina o que passa a ser
importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal. Na teoria de
Maslow, portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação.
Imagem 1 - Comportamento Motivado
O
comportamento motivado pode ser encarado como uma ação que o indivíduo se
obriga a tomar para aliviar a tensão (agradável ou desagradável) gerada pela
presença da necessidade ou desejo. A ação é intencionalmente voltada para um
objeto ou objetivo que aliviará a tensão interior.
A
teoria de Maslow sobre o comportamento motivado, por analogia, poderia ser
utilizada para entendermos um pouco melhor os clientes das organizações.
Poderíamos dizer que o ato de comprar um produto ou serviço é motivado por uma
tensão interna no nosso cliente, gerada por uma necessidade. Após a compra do
produto ou serviço, essa tensão é aliviada.
É importante lembrar que, embora a necessidade seja o grande motor da decisão racional da compra, o desejo, de cunho marcadamente emocional, desempenha um papel extraordinariamente importante no processo de compra. É fácil perceber que podemos deixar de comprar algo que necessitamos se não o desejarmos no momento. Também compramos coisas que não necessitamos quando assim o desejamos.
É importante lembrar que, embora a necessidade seja o grande motor da decisão racional da compra, o desejo, de cunho marcadamente emocional, desempenha um papel extraordinariamente importante no processo de compra. É fácil perceber que podemos deixar de comprar algo que necessitamos se não o desejarmos no momento. Também compramos coisas que não necessitamos quando assim o desejamos.
Teoria ERC - Clayton Alderfer
Para
Alderfer as pessoas podem se sentir motivadas por um determinado nível e
escalar para um próximo nível em um processo de "Progresso" ou
regredir para um nível inferior em um processo de "Regressão".
O progresso ocorre durante a Satisfação e a Regressão durante momentos de
frustração.
Imagem 2 - Estado de Satisfação/Frustração
Alderfer
caracteriza as necessidades de relacionamento como as que dizem respeito ao
desejo humano por relações interpessoais que se caracterizem pelo
compartilhamento de pensamentos e sentimentos. Estas relações se dão tanto com
indivíduos quanto com grupos, o que inclui colegas de trabalho, chefes,
subordinados, família, amigos e inimigos, por exemplo. Para satisfazer esse
desejo, é necessária a interação com outros indivíduos em uma relação mútua e,
assim, satisfação ou frustração dos envolvidos nesse relacionamento tendem a
ser correlacionadas. O grau de mutualidade da relação é definido por quanto as
concordâncias e discordâncias sobre idéias e os sentimentos relevantes (como
apreço, apoio, confiança, desconfiança, medo e ansiedade) são trocados,
entendidos e aceitos pelas partes, ao invés de serem retidos ou ignorados.
Aceitação, confirmação, compreensão e influência são elementos presentes nas
necessidades de relacionamento.
De
acordo com o autor, as necessidades de crescimento são os desejos que a pessoa
tem de causar efeitos criativos e produtivos sobre si próprio e sobre seu
ambiente. A satisfação dessas necessidades se dá em realizar seu potencial e
desenvolver competências na resolução de problemas. Ao atender a essas
necessidades, a pessoa se sente mais realizada e completa como ser humano.
Reconhecimento, autoestima, autorrealização, treinamento e promoção são alguns
elementos relacionados às necessidades de crescimento.
Teorias das Necessidades Adquiridas - David McClelland
McClelland
desenvolveu suas pesquisas ao longo de quase cinco décadas, estudando os
aspectos comportamentais dos empreendedores, sobretudo relacionados à motivação
para realizar seus feitos. Percebeu os empreendedores como indivíduos
diferenciados e passou a estudar suas principais características exteriorizadas,
a fim de que fosse possível desenvolver programas que pudessem estimular o
desenvolvimento destas características.
Em
sua teoria, a motivação humana compreende três necessidades dominantes: a
necessidade de realização, a necessidade de afiliação e a necessidade de poder.
A
afiliação é descrita como o desejo de estabelecer relacionamentos pessoais próximos,
de evitar conflitos e estabelecer fortes amizades, com confiança e compreensão mútua;
é uma necessidade social, de companheirismo e apoio, para desenvolvimento de relacionamentos
significativos com pessoas sustentam que, de um modo geral, a necessidade de
afiliação influencia as ações do indivíduo nas tarefas que desempenha em uma
organização. Entende-se, portanto, que a necessidade de afiliação influencia
nas decisões tomadas pelo gestor, na medida em que a necessidade de aceitação
pessoal influenciará o nível de agressividade (cordialidade), de objetividade e
de competição com que conduzirá seus negócios.
A necessidade de poder se define como uma
preocupação com o controle dos meios de influenciar uma pessoa, esta
necessidade exprime o desejo de influenciar ou controlar, ser responsável e ter
autoridade sobre outros. Uma elevada tendência para o poder está associada a
pessoas que procuram por posições de liderança, bem como ao interesse de obter
e manter posições de prestígio e reputação. Sobre afiliação e poder, destacam
que alguns indivíduos são motivados pelas necessidades sociais, enquanto outros
serão motivados pela necessidade de atingir metas e conquistar poder e
influência sobre outras pessoas, portanto, as necessidades de afiliação e poder
governam as relações interpessoais do indivíduo.
Sobre
a necessidade de realização, afirma que é a necessidade que o indivíduo tem de fazer
um bom trabalho e ser reconhecido por isto. São pessoas que gostam de assumir responsabilidades,
e correm riscos calculados na busca do sucesso e do reconhecimento pelo grupo
no qual se encontram.
Em
suas palavras McClelland observa que os indivíduos com alta necessidade de realização
parecem preocupar-se bastante com a boa execução da sua tarefa, com o intuito
de aprender como executá-la melhor à medida que avançam.
Diego Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário