domingo, 28 de outubro de 2012

Motivação



A motivação é uma força interna que estimula o comportamento das pessoas e as leva a agir de determinada maneira. A motivação varia de uma pessoa para outra e também varia na mesma pessoa, através do tempo. Uma pessoa pode estar mais motivada do que as outras, ou pode estar mais motivada em um momento e menos em outra ocasião. Além das diferenças individuais, existem as variações no mesmo indivíduo em função da situação e das circunstâncias.

Um motivo se compõe de impulsos, incentivos e necessidades. 
Impulso é um processo interno que incita uma pessoa à ação. Pode ser influenciado pelo ambiente externo, mas ele é interno. O incentivo é um objeto, condição ou significação externa para o qual o comportamente se dirige e as necessidades são faltas, deficiências que podem basear-se em requisitos físicos, psicológicos culturais ou aprendidos. 

 Imagem 1 - Abraham Maslow

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma: 


Imagem 2 - Pirâmide de Maslow

Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.

Imagem 3 - Clayton Alderfer

Clayton Alderfer publicou a teoria ERC (existência, relacionamento e crescimento) que afirma que o homem é motivado por três categorias de necessidades, ordenadas da seguinte forma: as necessidades de existência, as necessidades de relacionamento e as necessidades de crescimento. Mais de uma necessidade pode influenciar ativamente o indíviduo, ao mesmo tempo, sem ter que respeitar uma hierarquia.

De acordo com Alderfer, as necessidades de existência são todas as formas de desejos fisiológicos fundamentais à sobrevivência (como fome e sede) e desejos materiais (como remuneração financeira, bonificação e segurança física). 

Alderfer caracteriza as necessidades de relacionamento como as que dizem respeito ao desejo humano por relações interpessoais que se caracterizem pelo compartilhamento de pensamentos e sentimentos. Estas relações se dão tanto com indivíduos quanto com grupos, o que inclui colegas de trabalho, chefes, subordinados, família, amigos e inimigos e as necessidades de crescimento são os desejos que a pessoa tem de causar efeitos criativos e produtivos sobre si próprio e sobre seu ambiente. A satisfação dessas necessidades se dá em realizar seu potencial e desenvolver competências na resolução de problemas.

Imagem 4 - David McClelland

 Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.


A base da teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg.


Tabela 1 - Comparativo entre teorias.


  Diego Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário